6 coisas para fazer em casa durante seu pós-operatório da rinoplastia

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Quem já fez alguma cirurgia plástica sabe que os cuidados recomendados pelos médicos vão além do procedimento em si. Eles começam no pré-operatório e se estendem aos meses que sucedem à cirurgia. O pós-operatório da rinoplastia, por exemplo, é um dos mais tranquilos, mas mesmo assim implica em uma série de restrições ao paciente, principalmente no primeiro mês. 

Mas ficar impedido de praticar esportes, tomar sol, dormir na posição desejada, entre outras recomendações, mesmo que seja por pouco tempo, pode ser bastante entediante.

Para amenizar as dificuldades desse período, reunimos 5 dicas para relaxar sem se colocar em risco. Confira as atividades e, quando chegar a hora da sua intervenção, saiba o que fazer para se entreter!

Quanto tempo dura o pós-operatório da rinoplastia?

O pós-operatório imediato dura cerca de 7 dias. Trata-se do período em que o paciente fica com a tala (placa engessada ou molde plástico) no nariz, para manter os ossos e as cartilagens na posição correta.

Porém, os cuidados não se limitam a esse primeiro momento. A recuperação da rinoplastia leva, em média, 15 dias, e ocorre em fases. São elas:

  • primeiras 24 horas, quando a dieta tem que ser mais leve e não é permitido dirigir, por conta da anestesia;
  • em até 48 horas, quando é necessário repousar com a cabeça reclinada e, muitas vezes, fazer compressas, para minimizar inchaços e hematomas;
  • na primeira semana, quando é preciso evitar esforços físicos e banhos muito quentes, bem como comparecer a primeira consulta de retorno;
  • na segunda semana, quando é possível retomar a maioria das atividades de costume, com exceção da prática de atividades físicas, dos banhos de sol e do uso de óculos.

A partir desse momento, os cuidados se tornam mais simples. Já as consultas de retorno seguintes ocorrem, normalmente, aos 3, 6 e 12 meses — data em que o resultado é, enfim, alcançado.

Quais comportamentos são indicados para esse período?

Sempre que somos obrigados a interromper a rotina, temos a oportunidade de reavaliar nossos hábitos e, se preciso, mudar algumas atitudes. Durante o pós-operatório da rinoplastia, recomenda-se:

  • não fumar nem consumir bebidas alcoólicas;
  • comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras;
  • hidratar-se bem, preferencialmente com água;
  • evitar banhos escaldantes;
  • limpar as narinas com soro fisiológico 3 vezes ao dia;
  • proteger a pele do rosto dos raios do sol, usando barreiras físicas (como chapéu ou boné) e aplicando filtro solar várias vezes ao dia.

O que fazer para se distrair sem colocar a saúde em risco?

Algumas atividades ajudam a se distrair nos dias seguintes à cirurgia no nariz. Para se inspirar, veja 5 coisas para fazer em casa durante o pós-operatório da rinoplastia!

1. Ler

Releia seu livro favorito ou comece aquele que deseja ler há tempos, mas que ainda não tinha tido tempo. A leitura é uma ótima forma de passar o tempo enquanto repousa.

2. Meditar

Se você nunca meditou, essa pode ser uma ótima oportunidade de começar. Escolha um lugar calmo, pense no porquê deseja meditar (combater a ansiedade, conectar-se consigo mesmo, cultuar sua fé, etc), feche os olhos e respire.

3. Assistir filmes e séries

No tempo livre, é possível assistir diversos filmes ou maratonar algumas séries. O único cuidado é em relação à posição na hora de se aconchegar em frente à televisão: se quiser deitar, lembre-se de ficar de costas, com a cabeça bem inclinada.

4. Cozinhar

Se você gosta de cozinhar, aproveite para preparar os pratos favoritos da família. Caso algum ingrediente esteja faltando, veja se alguém pode ir comprar ou peça por delivery, para não ficar muito tempo em pé na fila do caixa e se esforçar além do necessário.

5. Jogar cartas ou jogos de tabuleiro

Essa sugestão tem jeito de infância. Reúna seus jogos favoritos, chame a família e faça sessões regadas a muitas risadas e lembranças de outras épocas.

6. Escreva um diário

A fase do pós-operatório pode ser uma grande oportunidade para olhar para si e reconhecer aprendizados importantes. Que tal relatar todas as atividades sugeridas, reunir seus pensamentos enquanto foi necessário repousar, expressar suas impressões sobre a evolução pós-operatória? Depois de alguns meses, ou anos, você poderá reler e ver que o que parecia tão demorado ou difícil passou!

Assim, apesar das dificuldades enfrentadas durante o pós-operatório da rinoplastia, trata-se de uma fase breve. O melhor é que, seguindo dicas simples, é possível viver bem enquanto respeita as orientações médicas. Além disso, trata-se de uma boa hora para adquirir hábitos saudáveis, que farão a diferença na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, curta o momento e cuide de você sem pressa!

Se você gostou deste conteúdo, que tal saber mais sobre as orientações pós-cirúrgicas de uma rinoplastia? Aproveite para baixar, gratuitamente, o e-book Orientações pós-operatórias da Rinoplastia, do Dr. Fábio Zanini!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!


Fábio Zanini - Doctoralia.com.br