Como afinar o nariz?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Para afinar o nariz com a ponta bulbosa (popularmente conhecido como nariz de batata), muita gente recorre aos truques de maquiagem. Porém, há quem deseje uma solução definitiva. Nesses casos, indica-se a realização de uma rinoplastia na ponta nasal. Procedimentos alternativos, como técnicas caseiras mostradas aos montes na internet, simplesmente não funcionam.  

Neste artigo, entenda como é o tratamento cirúrgico para afinar o nariz. Veja, também, qual a diferença entre a rinoplastia e a rinomodelação. Boa leitura!

Como é uma rinoplastia para afinar o nariz?

Antes de continuar, é preciso dizer que as técnicas empregadas em qualquer rinoplastia variam de paciente para paciente. Além das anatomias terem suas limitações, não é indicado traçar objetivos exagerados, que descaracterizem origens étnicas ou prejudiquem a função.

Dito isso, de maneira geral, a rinoplastia para afinar o nariz é feita por meio de uma aproximação das pontas das cartilagens. Essas se localizam na extremidade nasal, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

O procedimento para o afilamento dessas cartilagens pode ser feito de diversas formas, sempre de acordo com a necessidade individual. Por exemplo:

  • por meio de uma simples sutura;
  • com a retirada de uma pequena porção de cartilagem;
  • com a colocação de enxertos, como em casos em que é necessário projetar a extremidade (comum narizes muito curtos).

A técnica é indicada para quais tipos de nariz?

Pessoas que desejam afinar o nariz, geralmente, têm narizes asiáticos ou negroides. Esses tipos de nariz se caracterizam por:

  • ponte pouco pronunciada, sem elevação do dorso, com narinas largas e ponta arredondada, no caso dos narizes asiáticos;
  • dorso curto, asas da base e narinas mais alargadas e ponta arredondada, no caso dos narizes negroides.

Em narizes pequenos e com a ponta bulbosa, comum em pessoas do sudeste asiático e seus descendentes, a rinoplastia busca, entre outros objetivos, afinar o nariz. Para isso, a abordagem cirúrgica consiste em:

  • aumentar o dorso nasal;
  • fazer a contra-rotação da ponta, rotacionando-a para baixo, para alongar o nariz;
  • corrigir as narinas, por meio de suturas e, em certos casos, enxertos.

Quanto tempo leva até o resultado final?

A ponta é a parte do nariz que mais demora a desinchar. Por isso, o resultado final de uma rinoplastia para afinar o nariz pode ser visto, em média, somente depois de um ano.

Em pacientes com a pele grossa, comum em pessoas com mais oleosidade, o resultado final pode levar ainda mais tempo. Isso porque, esse tipo de pele demora mais para se moldar à cartilagem — que é o que gera a definição da forma nasal.

Qual é a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica. Portanto, seu efeito é permanente. Para realizá-la há diferentes técnicas, as quais são escolhidas conforme o tipo de nariz e o diagnóstico individual do paciente.

Já a rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo e com duração temporária. Popularmente, é chamada de rinoplastia sem plástica ou de bioplastia.

A técnica consiste na aplicação de preenchedores (geralmente, ácido hialurônico) para levantar a ponta nasal. Deve ser realizada por médicos especialistas em cirurgia plástica ou por dermatologistas.

Vale destacar que, a aplicação de substâncias preenchedoras inadequadas, como o polimetilmetacrilato (PMMA), leva à necroses e deformações permanentes. Para evitar esse tipo de situação que, infelizmente, ainda acontece, consulte sempre um especialista.

Quais são os riscos de procedimentos caseiros?

Na internet é possível encontrar alternativas caseiras para, supostamente, alterar o formato nasal. Por exemplo, há massagens que prometem levantar e afinar o nariz.

Também existem os modeladores de nariz. Segundo os fabricantes, esses  

acessórios são uma alternativa barata à rinoplastia e ajudam a moldar a forma das cartilagens por meio de uma pressão constante.

Porém, não se iluda. Esses procedimentos não têm eficácia comprovada. Segundo especialistas, a cartilagem nasal, ainda que possa apresentar uma ligeira alteração momentânea, sempre volta à forma original.

Assim, seja para afinar o nariz ou fazer qualquer outra melhoria estética, o tratamento deve ser realizado com um especialista. Além de se comprometer a usar as técnicas mais adequadas, ele se preocupa em respeitar a individualidade. Desse modo, levando a um resultado harmônico, mas que preserve as características que definem a etnia de cada paciente!

Gostou do artigo? Quer ver mais dicas sobre a cirurgia plástica no nariz? Então, siga o Dr. Fabio Zanini no Facebook e no Instagram!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!


Fábio Zanini - Doctoralia.com.br