Como é a rinoplastia masculina para nariz negroide?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

rinoplastia masculina em nariz negroide deve respeitar as características étnico-raciais e preservar as funções respiratórias — assim como todos os tipos de rinoplastias. O objetivo da cirurgia é melhorar a aparência do homem, mas sem descaracterizá-lo. Para isso, o critério mais importante é harmonizar a proporção do nariz em relação aos demais elementos da face (principalmente, fronte, olhos, boca e queixo).

 

Neste artigo, saiba mais sobre a cirurgia plástica em narizes de pacientes negros (ou com ascendência negra) que estejam insatisfeitos com a sua forma nasal. Continue a leitura e conheça os diferenciais do procedimento!

Como é a procura dos homens pela rinoplastia?

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos anos a presença dos homens nos consultórios de cirurgia plástica quadruplicou. Levantamentos mostram que rinoplastia está entre os procedimentos mais procurados por eles, principalmente, na faixa etária dos 20 aos 30 anos.

A motivação, na maioria das vezes, está ligada à insatisfação estética. Mas como o conceito de beleza é subjetivo, o critério para determinar se um nariz é, ou não, bonito (e, portanto, se precisa, ou não, de uma correção estética) é sua harmonia em relação ao rosto, considerando os demais elementos da estrutura facial.

Como saber se um nariz é negroide?

 

Em um país com a população miscigenada como o Brasil, uma única pessoa pode ter características físicas herdadas de diferentes raças. Por aqui, o nariz negroide é mais comum em negros e descendentes de negros. Ele se caracteriza por:

  • narinas (orifícios nasais) maiores;
  • asas da base (distância entre as narinas) mais alargadas;
  • cartilagens alares (das asas nasais) largas e pouco rígidas;
  • dorso curto e com pouca projeção;
  • ponta bulbosa arredondada e pouco projetada;
  • pele mais espessa.

 

Como é a rinoplastia masculina para nariz negroide?

 

A rinoplastia masculina, geralmente, busca suavizar um ou outro aspecto que não agrade o paciente, sempre preservando sua identidade étnica. Em homens com narizes tipicamente negroides, as alterações mais comuns são:

  • estreitamento das asas da base;
  • refinamento e levantamento da ponta nasal, melhorando sua projeção com o uso de prótese, enxerto de cartilagens alares ou cartilagens auriculares (em ambos os casos, do próprio paciente);
  • aumento da projeção do dorso nasal, tornando-o mais alongado;
  • correção na projeção da columela (tecido que separa as fossas nasais).

 

A cirurgia pode ser feita por via aberta ou fechada. A escolha varia de acordo com o tipo de alteração a ser realizada e as características de cada paciente.

Em narizes negroides, a via aberta é a que mostra os melhores e mais duradouros resultados. Geralmente, o acesso à área operada se dá pela columela, proporcionando ao médico a visibilidade necessária em casos mais complexos (como na correção da ponta bulbosa).

Porém, em rinoplastias abertas, as cicatrizes das incisões, por menores que sejam, ficam aparentes. Esse é um ponto que preocupa bastante os pacientes negros, pois é o risco de desenvolver queloides (crescimento anormal do tecido cicatricial) é 15 vezes maior em pessoas com peles mais pigmentadas.

Para minimizar os riscos de uma complicação cicatricial, a melhor medida é seguir as orientações do médico responsável sobre os cuidados pós-operatórios. Por isso:

 

Qual é o valor de uma rinoplastia?

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que se pode afirmar é que o valor da rinoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.

Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). E se ele já tiver realizado outras rinoplastias masculinas para nariz negroide, melhor ainda!

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Florianópolis, SC, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com o Dr. Zanini e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha