Entenda como a rinoplastia pode corrigir o “nariz de batata”

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

rinoplastia para correção do “nariz de batata” é um tipo de cirurgia plástica facial bastante procurada. Seu objetivo é afinar a ponta bulbosa (exageradamente arredondada) de maneira harmoniosa, sem prejudicar a função respiratória nem descaracterizar as origens étnicas do paciente.

Para quem esse tipo de correção é indicado?

A ponta nasal bulbosa é uma ponta arredondada, mal definida, com a forma (adivinhem?) semelhante à de uma batata. Esse formato é devido a um excesso de cartilagens alares e aumento da espessura dos tecidos no local.

A rinoplastia para correção do nariz de batata é indicada para todos que não se sentem à vontade com o aspecto de ponta bulbosa. Alguns tipos de nariz são mais propensos a essa correção.

São eles:

  • narizes negroides, os quais, geralmente, têm o dorso curto, narinas e asas da base alargadas e ponta arredondada;
  • narizes asiáticos, os quais, muitas vezes, são pequenos, têm a ponta pouco pronunciada, dorso achatado, narinas largas e ponta arredondada.

Como a rinoplastia corrige o “nariz de batata”?

A rinoplastia oferece inúmeras possibilidades de correção para o nariz. A escolha da técnica mais adequada varia conforme as características e necessidades de cada paciente. Veja algumas possibilidades a seguir.

Tratamento da ponta bulbosa via acesso aberto

Para corrigir a ponta nasal arredondada via acesso aberto, é feita a ressecção dos tecidos moles sobre as cartilagens alares e, em seguida, a ressecção das próprias cartilagens. Se necessário, pode ser usado enxerto para melhorar a sustentação, a projeção e a definição da ponta nasal. Nesse caso, trata-se de um tipo de rinoplastia estruturada.

O uso de enxertos cartilaginosos (geralmente, auriculares), associado à sutura interdomal, também ajuda a perpetuar o resultado do procedimento ao longo do tempo, evitando a queda da ponta nasal a médio prazo. Alguns estudos retrospectivos mostram que, quando são feitas suturas simples, existe uma tendência à queda entre seis meses e um ano após a cirurgia.

Tratamento da ponta bulbosa via acesso fechado

A correção da ponta nasal larga e arredondada via acesso fechado é considerada um procedimento menos invasivo. Nesse tipo de intervenção, as cartilagens nasais são esculpidas com técnicas de sutura intercrural. Além do refinamento da ponta nasal, a cirurgia possibilita uma considerável melhora nas formas dos seus ângulos frontal e lateral.

Por se tratar de uma técnica de rinoplastia fechada, o procedimento não deixa cicatrizes aparentes. Ou seja, todas as incisões são feitas dentro da cavidade nasal.

Quanto tempo demora até o resultado final?

Muita calma nessa hora. O resultado da rinoplastia para correção do “nariz de batata” demora mais que a média de tempo dos procedimentos para correção de distúrbios nasais. Isso porque a ponta nasal é a última parte a desinchar após a cirurgia.

Em geral, o resultado da rinoplastia com esse objetivo pode ser visto somente depois de um ano. E tem mais: em pacientes com pele oleosa, o caminho até o resultado final é ainda mais longo, pois esse tipo de pele leva mais tempo para se moldar à cartilagem. Então, contenha a ansiedade!

Por que procurar um especialista é imprescindível?

Ainda que não cause prejuízos à função nasal, a forma da ponta pode levar muitas pessoas a sentirem-se incomodadas com sua aparência. Deixar de ouvir piadinhas sobre o “nariz de batata” é um ponto muito importante para a autoestima para esses pacientes.

No entanto, não se pode acreditar em soluções “milagrosas”. A internet está cheia de produtos que prometem muito e cumprem pouco, como modeladores/afinadores nasais, óleos essenciais para empinar o nariz, dentre outras “charlatanices”.

rinomodelação, um procedimento minimamente invasivo que está muito em alta, também não serve para corrigir a ponta globosa. A injeção de preenchedores apenas ameniza desvios específicos, dando um leve volume ao dorso ou projetando a ponta.

Assim, a rinoplastia é a única maneira eficaz e permanente de corrigir o nariz de batata. Mas para saber se a cirurgia é indicada para você, procure um bom especialista e converse bastante a respeito. Profissionais sem formação adequada, ainda que sejam médicos, não são indicados para realizar esse tipo de procedimento. Consulte sempre um otorrinolaringologista com especialização cirúrgica.

Caso resida ou tenha fácil acesso à Florianópolis, agende uma consulta comigo. Faça uma avaliação individual e vamos descobrir juntos se a rinoplastia é a melhor solução para o seu caso.

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha