Existe idade certa para fazer uma rinoplastia?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Muitos pacientes me perguntam se existe idade certa para fazer uma rinoplastia. Na verdade, existe indicação certa. Isso porque, em medicina cada caso é um caso. Assim, ainda que as associações médicas sugiram uma faixa etária mínima, elas também reconhecem que, em certas situações, realizá-la mais cedo é justificável —mas, sempre que possível, a intervenção deve ser feita após o término do desenvolvimento facial, para minimizar as chances de uma cirurgia revisional no futuro.

Neste artigo, mostramos qual é a idade mínima sugerida para a realização da cirurgia plástica no nariz. Veja, também, os principais tipos de rinoplastias e quais são suas indicações. Boa leitura!

Para quem é indicada a rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Ela é indicada para corrigir imperfeições nasais estéticas e/ou funcionais. São candidatos ao procedimento:

  • quem deseja melhorar a aparência do nariz, como corrigir a ponta bulbosa (vulgo “nariz de batata”), reduzir a largura das asas da base, diminuir o ossinho saltado no dorso (giba), etc;
  • quem tem problema de obstrução nasal crônica (sensação de entupimento contínua) e precisa respirar melhor;
  • quem sofreu algum trauma ou passou por um processo infeccioso que alterou, definitivamente, a forma nasal;
  • quem deseja refinar o resultado de uma cirurgia prévia, como para a correção da fenda labiopalatina;
  • quem teve o formato do nariz prejudicado em decorrência do envelhecimento, deixando-o com a ponta caída; entre outros casos.

Quais são os principais tipos de rinoplastia?

A rinoplastia é um conjunto de diferentes técnicas que podem ser selecionadas e combinadas entre si de diversas formas. Tudo isso para atender às necessidades de cada paciente, de acordo com o objetivo traçado e sempre respeitando suas características individuais.

As cirurgias nasais podem ser classificadas em estéticas, funcionais, étnicas, reconstrutivas (ou pós-traumática) ou revisionais (secundárias), sendo as duas primeiras as mais frequentes e com mais subtipos. Confira os principais:

  • entre as rinoplastias estéticas, aparecem as rinoplastias redutoras, de aumento, da columela e para levantar a ponta nasal;
  • entre as rinoplastias funcionais, destacam-se as rinosseptoplastias (rinoplastias associadas às cirurgias para correção do desvio de septo) e as rinoplastias associadas à correção da hipertrofia dos cornetos.

Existe idade certa para fazer uma rinoplastia?

A Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) recomenda a indicação da rinoplastia a partir dos 15 anos de idade. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) concorda com sua realização em pacientes com 13 anos ou mais.

No entanto, há exceções. É o caso, por exemplo, de crianças com fenda labiopalatina (um tipo de malformação congênita), quando é preciso combinar o tratamento cirúrgico da anomalia às técnicas de rinoplastia estética — necessárias para sustentação e definição da ponta nasal.

Também existem crianças com desvio de septo graves, cujos quadros podem exigir a realização de uma rinosseptoplastia. Ainda assim, na maioria das vezes, menores de 16 anos passam apenas por septoplastias conservadoras.

Além disso, existem os traumas que comprometem a estrutura nasal, ocorridos, geralmente, durante acidentes graves (como quedas de escadas, colisões de trânsito, etc). Dependendo do dano, um nariz quebrado (cujos sintomas são sangramento, dor e inchaço) pode levar à necessidade de uma rinoplastia pós-traumática durante a infância.

Ainda assim, esses casos são minoria. No Brasil, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), realizado em 2019, a grande maioria das rinoplastias são feitas em pessoas de 19 a 34 anos, por motivações estéticas e/ou funcionais.

De fato, não existe uma idade certa para fazer uma rinoplastia ou, tampouco, uma idade mínima para se submeter ao procedimento. A indicação depende da necessidade de cada paciente.

Como saber se tenho indicação para esse tipo de cirurgia?

Para descobrir se existe indicação e quando a rinoplastia deve ser realizada, deve-se consultar um especialista — de preferência, um otorrinolaringologista com capacitação e experiência em cirurgias plásticas nasais. O profissional perguntará ao paciente o que o incomoda e o que ele espera da cirurgia, bem como realizará uma série de exames físicos e solicitará outros complementares. Só então indicará as técnicas mais adequadas para o respectivo tratamento.

Assim, não existe idade certa para fazer uma rinoplastia, pois tudo depende das necessidades individuais. Como mostrado, o importante, sempre que possível, é realizá-la quando as estruturas faciais já estiverem completamente desenvolvidas. E em casos de intervenções precoces, aguardar o término do desenvolvimento para, se necessário, fazer a cirurgia revisional.

Ficou com alguma dúvida? Nesse caso, entre em contato. Eu e minha equipe estamos à disposição!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha