O resultado definitivo da rinoplastia em relação à forma e função é imediato?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Não. O pós-operatório da cirurgia no nariz é composto por várias fases. Logo após a retirada do curativo imobilizante, por volta do 7º dia, já é possível notar a correção de boa parte dos defeitos estéticos, cerca de 80%. Porém, o resultado definitivo da rinoplastia leva mais tempo, pois os hematomas e, principalmente, o inchaço na área, demoram para diminuir. Em média, o edema só desaparece, por completo, entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia.

Ouça este conteúdo:

 

Resultado da rinoplastia em relação à estética

Em relação à recuperação ligada à correção estética, existem pacientes que atingem o resultado esperado um pouco antes da média. Outros, no entanto, podem ultrapassar o período estimado.

Por isso, de nada adianta pedir que seu cirurgião indique uma data exata para chegar ao formato definitivo. O que o profissional tem condição de prever é o período estimado, com base nos tipos de técnicas empregadas, no quadro clínico do paciente e nos cuidados seguidos no pós-operatório.

Certas pessoas têm receio de que o inchaço prolongado possa levar à alguma complicação. No entanto, a persistência do edema transitório por um período mais longo, geralmente, não interfere em nada no resultado da rinoplastia.

Há aqueles que, simplesmente, têm tendência a demorar mais para desinchar. Além das técnicas cirúrgicas e condições clínicas individuais, o edema varia, inclusive, em função da estação (piorando no verão). Por isso, no decorrer dos meses após a cirurgia, é preciso ter paciência.

Resultado da rinoplastia em relação à função nasal

Em relação à recuperação das funções nasais, ou seja, o reestabelecimento das capacidades do olfato e da respiração após a cirurgia, o cenário também depende do tipo de técnicas empregadas. Ainda que, na rinoplastia estética, não devam ocorrer interferências na capacidade respiratória, na rinoplastia funcional a recuperação é diferente.

De maneira geral, no pós-operatório imediato é comum sentir um pouco de desconforto ao respirar. Complicações como sinéquia (obstrução nasal), rinorreia (escorrimento de líquido pelo nariz), prejuízos ao ducto nasolacrimal, entre outras, também podem ocorrer, ainda que sejam mais raras.

Porém, o incômodo passa em poucos dias. A maior rapidez na recuperação ocorre, principalmente, se houver o emprego de tecnologias avançadas, como as utilizadas na cirurgia endoscópica nasal, e de técnicas minimamente invasivas, como nas rinoplastias executadas por via fechada.

Resultado da rinoplastia com o passar do tempo

Outra dúvida muito comum entre os pacientes é o tempo de permanência do resultado da rinoplastia. Apesar de durar bastante, com o avanço da idade podem ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal — aliás, como em qualquer parte do organismo.

E ainda existem os casos em que, passado o primeiro ano, o resultado da rinoplastia ficou aquém do esperado. Para esses pacientes, é possível indicar a rinoplastia secundária. Nesse tipo de procedimento, o especialista busca corrigir os desvios estéticos e funcionais que não foram resolvidos, satisfatoriamente, na primeira cirurgia.

Mas não se preocupe: quando o paciente recorre, desde o início, a um profissional experiente e atualizado, o risco de precisar de uma rinoplastia revisional é quase inexistente. No entanto, não se deixe levar por simulações de resultados feitas em programas de computador. Por mais impressionantes que sejam, essas imagens nunca podem prever, exatamente, como será a aparência final do procedimento.

Fatores que interferem no resultado da rinoplastia

Portanto, quanto mais criteriosa for a escolha do médico, melhor. Além de pedir indicações para conhecidos, verifique se o profissional é afiliado à Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), entidade que reúne otorrinolaringologistas especializados em cirurgias plásticas faciais.

Outro ponto importante: ao longo das consultas pré-operatórias, prepare-se para a cirurgia tanto física como psicologicamente. Converse bastante com seu médico, explique suas motivações, esclareça todas as dúvidas e evite criar falsas expectativas.

Nesse período, o especialista costuma alinhar os desejos do paciente à realidade. Certamente, ele também irá abordar quando o resultado definitivo da rinoplastia deverá aparecer.

Para concluir, após a cirurgia é preciso ter paciência e equilíbrio emocional para aceitar os alcances e os limites do procedimento. Se a ansiedade for muita, vale a pena considerar a ajuda de um acompanhamento psicológico.

Se você pretende fazer esse tipo de cirurgia, informe-se, encontre um bom especialista e siga em frente. Ao esperar o resultado definitivo da rinoplastia com paciência, você desfrutará ainda mais dos benefícios para a autoestima, bem-estar e qualidade de vida consequentes do procedimento!

Precisa esclarecer alguma dúvida específica sobre a sua rinoplastia? Agende sua consulta por e-mail ou WhatsApp com o Dr. Fábio Zanini em Florianópolis!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!