Por que não é possível ter o nariz igual de outra pessoa?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Você já se pegou imaginando como ter o nariz igual ao de outra pessoa? Em caso positivo, sinto informar que isso é impossível. Cada rosto tem características únicas, o que faz com que, mesmo que fosse possível esculpir narinas com a mesma forma e tamanho de um famoso qualquer, quando “inserido” na sua face, o conjunto da obra aparentaria totalmente diferente. Por outro lado, você pode, perfeitamente, ter um nariz harmônico, que seja sob medida para o seu rosto.

Neste artigo, mostro como chego à forma nasal ideal para cada paciente. Para descobrir o que precisa ser levado em conta nesse processo, continue a leitura!

Como ter o nariz igual ao de outra pessoa?

Quem não se lembra das inúmeras rinoplastias do cantor norte-americano Michael Jackson? Além do visual artificial, as intervenções culminaram em graves problemas respiratórios.

Na tentativa de “branquear” seus traços negros e destacar sua androgenia, o rei do pop buscava copiar o nariz da amiga e musa inspiradora Diana Ross. No entanto, o que aconteceu serve para mostrar que, um nariz bonito em um rosto, pode não ser em outro.

Mas sabe o que é melhor do que tentar ter o nariz igual ao de outra pessoa? Dar ao seu nariz sua melhor versão! Para isso, é preciso garantir o equilíbrio entre a estrutura nasal e os demais elementos da face.

Isso não significa que suas preferências (como o desejo de afinar o narizcorrigir o aspecto de batata e/ou levantar a ponta, por exemplo) não devam ser levadas em conta. Porém, sua individualidade é o mais determinante. Para isso, realiza-se um profundo estudo da morfologia nasal.

Seguindo esse cuidado é possível, enfim, chegar a um resultado bem-sucedido. Bons exemplos não faltam:

  • é o caso da atriz norte-americana Ashley Tisdale, que realizou uma rinosseptoplastia (a qual lhe trouxe melhorias estéticas e funcionais);
  • e também da atriz brasileira Monique Alfradique, cuja rinoplastia afinou o nariz e lhe proporcionou um rosto ainda mais bonito, harmonizando seus traços.

O que define o nariz ideal para cada pessoa?

O nariz ideal deve parecer autêntico e natural. Como expliquei, combinar o cuidado em preservar ou, se preciso, melhorar as funções nasais com o equilíbrio estético entre ele e as demais estruturas da face é essencial para o sucesso da rinoplastia.

Mas além disso, outros fatores devem ser considerados na hora de determinar o que pode ou não ser feito cirurgicamente. Entre eles, destacam-se:

  • o sexo, pois homens e mulheres têm traços faciais distintos (nelas, por exemplo, a espessura do dorso é menor e o perfil é mais côncavo);
  • a qualidade da pele, especialmente em relação à camada fibrogordurosa do nariz;
  • o padrão étnico-racial, que implica em diferentes formatos de cartilagem alar, base da asa e pirâmide nasal;
  • a existência de intervenções anteriores (no caso de uma rinoplastia revisional);
  • possíveis “prejuízos físicos” deixados por acidentes (no caso de uma rinoplastia pós-traumática).

Como a escolha do médico ajuda a chegar ao nariz ideal?

Desculpem a sinceridade, mas um bom médico não “embarca nas viagens” do paciente. Um bom médico escuta seus desejos, entende as expectativas e, então, as alinha à realidade, considerando todos os fatores já mencionados.

Assim, ele mostra as reais possibilidades de resultados, bem como os riscos associados, antes da execução procedimento. A rinoplastia só é realizada quando ambos (médico e paciente) estão satisfeitos e de acordo com o resultado possível.

Portanto, fuja de quem lhe disser que é possível ter o nariz igual ao de outra pessoa. Para chegar à sua melhor versão, consulte sempre um otorrinolaringologista com especialização cirúrgica em rinoplastia.

Como escolher um otorrinolaringologista em Florianópolis?

Escolha um profissional com competências e experiência comprovadas. Para isso, veja se ele é membro de associações médicas da área (de preferência, a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face) e o que os pacientes dizem a seu respeito nas avaliações do Google e nas redes sociais.

Realizar a rinoplastia com um médico bem preparado é um requisito imprescindível para o sucesso do procedimento. Como explicado, esqueça a ideia fixa de como ter um nariz igual ao de outra pessoa (mesmo porque, isso é impossível) e ouça o que um expert tem a dizer. Caso esteja em Florianópolis/SC e queira conversar a respeito, estou à disposição. Será um prazer!

Aproveite para agendar, agora mesmo, uma consulta e fazer sua avaliação individualizada. E se quiser ficar por dentro de todas as novidades do blog, te convido para seguir meus perfis no Facebook e Instagram.

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha