Principais dúvidas sobre o pós-operatório da rinoplastia

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

O pós-operatório da rinoplastia gera uma série de dúvidas. Esclarecê-las, além de essencial para que a decisão de fazer a cirurgia seja tomada de maneira consciente, ajuda a evitar episódios de estresse — em um período em que, quanto mais tranquilidade, melhor.

Uma pessoa bem informada sabe quanto tempo terá que fazer repouso, quando poderá retomar suas atividades habituais e, mais importante, que o resultado definitivo não aparece logo após o procedimento, mas demora cerca de 1 ano. Conhecer esses detalhes dá segurança ao paciente, permitindo-o encarar a fase de transição da melhor forma possível.

Por tudo isso, achei válido reunir as principais indagações dos interessados em submeter-se a uma rinoplastia. Se você tem interesse no assunto, aproveite para sanar suas dúvidas!

Posso escolher o formato de nariz que desejar?

Não. O formato dependerá do equilíbrio estético (considerando as características gerais da face), da qualidade da pele e do respeito às funcionalidades do nariz (respiração, olfação etc). Uma cirurgia plástica harmônica deve preservar a autenticidade e a naturalidade do rosto.

A rinoplastia deixa cicatrizes?

Depende da técnica. Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Outros, entretanto, podem ficar com pequenas cicatrizes externas, decorrentes das incisões.

Como são as cicatrizes externas?

De maneira geral, elas se tornam quase imperceptíveis. Mas certos pacientes podem ter tendência à cicatrização inestética. Nesse caso, as cicatrizes podem ficar hipertróficas ou formarem queloides. Essa questão é analisada individualmente, durante as consultas pré-operatórias.

Existe correção para cicatrizes inestéticas?

Há diversos recursos (clínicos e cirúrgicos) para melhorar a aparência de cicatrizes. Mas eles só devem ser cogitados após o término da evolução cicatricial (muitas vezes, após o 12º mês da cirurgia). Isso também é discutido nos retornos pós-operatórios.

Quanto tempo demora até o resultado definitivo?

Esta é uma dúvida muito importante e que deve estar bem clara para o(a) paciente. O resultado definitivo, em relação à forma e função, não é imediato. De maneira geral, ocorre assim:

  • resultado inicial, após a retirada do curativo imobilizante, por volta do 7º dia;
  • resultado final: quando não há mais edema nem manchas, entre o 6º e 12º mês.

Quando o resultado estético pode ser avaliado?

O resultado em relação ao formato nunca deve ser avaliado antes do período compreendido entre o 6º e o 12º mês pós-operatório. É comum achar que o nariz está mais inchado ou com um resultado diferente do esperado, mas lembre-se: tenha paciência. 

Quanto tempo dura o resultado da rinoplastia?

O resultado da rinoplastia dura bastante tempo, sendo modificado de maneira natural, conforme o envelhecimento. Com o avanço da idade, a ocorrência de algumas manifestações morfológicas na região nasal é normal.

Como ficará minha respiração?

A rinoplastia não visa interferir em nenhuma função respiratória. A cirurgia só vai alterar a respiração quando for uma rinoplastia funcional que, além das correções estéticas, a rinoplastia pode corrigir, se necessário, alguns distúrbios respiratórios. Ou quando é associada a uma cirurgia corretiva, como para o desvio de septo, por exemplo. 

De qualquer forma, no pós-operatório imediato da rinoplastia o paciente pode sentir algum desconforto para respirar, mas isso passa em poucos dias.

A rinoplastia acaba com a coriza constante?

Infelizmente, não se pode prever a ação da cirurgia sobre esse sintoma. O que é possível garantir na rinoplastia é a busca pela máxima preservação das funções respiratórias.

Existem riscos associados à rinoplastia?

Sim. Todo ato médico inclui um risco variável, mas esse risco é minimizado com a preparação correta de cada paciente.

Qual tipo de anestesia é usado?

A rinoplastia pode ser feita tanto com anestesia local (sob sedação) quanto geral. A forma mais conveniente é decidida pela equipe cirúrgica.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A rinoplastia costuma levar de 2 a 3 horas. No entanto, o tempo de permanência no centro cirúrgico é maior, pois existe a preparação anestésica e a posterior recuperação.

Em quanto tempo terei alta?

O tempo de internação vai de meio período a um dia. Ele varia de acordo com o tipo de anestesia utilizada e com a capacidade de recuperação individual. Em todo caso, o indicado é ir acompanhado(a), pois nas primeiras 24 horas o paciente não está autorizado a dirigir.

Como são os curativos?

Quando a rinoplastia realiza o procedimento de fratura, é preciso deixar a área imobilizada com tala e fita micropore. Esse curativo deve ser mantido por cerca de 1 semana.

O nariz sangra nos primeiros dias?

Pode ocorrer um sangramento discreto nas primeiras 48 horas. Mas o curativo é suficiente para contê-lo. De qualquer forma, nos primeiros dias não assoe o nariz.

Para manter a higiene,  a gaze pode ser trocada em casa se necessário. Já a limpeza nasal será feita na primeira consulta pós-operatória, que vai ter a data combinada com o cirurgião.

Como é a dor no pós-operatório?

A dor é um sintoma raro, pois o pós-operatório da rinoplastia costuma ser bastante confortável. Caso ocorra, pode ser amenizada com analgésicos comuns, prescritos pelo médico responsável. Em alguns casos, também podem ser receitados antibióticos e corticoides.

Quando voltarei a tomar minha medicação habitual?

Salvo alguma exceção, avaliada individualmente, a medicação de uso habitual (remédios e/ou suplementos) pode ser retomada no dia seguinte à cirurgia.

Como deverei dormir nos primeiros dias?

Deve-se deitar com a cabeça ligeiramente inclinada, usando um bom travesseiro. E manter a face voltada para cima.

Quando poderei tomar sol no rosto?

Enquanto houver manchas equimoses (decorrentes do sangramento no tecido subcutâneo), deve-se evitar a exposição ao sol. Esse período leva por volta de 30 dias. Além disso, nos primeiros 60 dias o uso diário de protetor solar é imprescindível.

Quando poderei retomar minhas atividades habituais?

Após duas semanas, com exceção dos exercícios físicos. Nesse período, deve-se apenas caminhar por curtas distâncias e evitar levantar pesos.

Quando poderei voltar a me exercitar?

Por volta de 1 mês após a cirurgia. Mas isso depende da modalidade praticada. Portanto, é preciso perguntar para o seu médico.

O que acontece se eu machucar o nariz?

Dependendo do acidente, o resultado da cirurgia pode ser afetado. Mantenha a calma e aplique uma bolsa de gelo no local. Se necessário, tome um dos analgésicos receitados pelo médico. Depois, procure o cirurgião responsável para avaliar o melhor tratamento.

Uso óculos. E agora?

Nos primeiros dias, você pode posicionar os óculos sobre a tala. Após a remoção, evite colocá-los sobre a pele por 30 dias. Como alternativa, pode-se usar lentes de contato (a partir do segundo dia).

Passado o primeiro mês, ainda é possível sentir um desconforto nas laterais do nariz (depois de usar os óculos). Essa sensação pode se estender por até 4 meses.

O objetivo deste artigo foi ajudar a esclarecer os pontos que mais geram dúvidas nos candidatos à cirurgia plástica de nariz. No entanto, durante a consulta com o otorrinolaringologista podem surgir outras questões — referentes às especificidades do seu quadro clínico e estilo de vida. Por isso, a melhor forma de se preparar para o pós-operatório da rinoplastia é conversando com seu cirurgião!

Espero que o artigo tenha sido útil! Para ir além, baixe meu -book ” Orientações Pós-Operatórias da Rinoplastia” e confira quais são os principais cuidados pós-operatórios relacionados aos curativos, dieta e atividades do dia a dia! O conteúdo é gratuito!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!


Fábio Zanini - Doctoralia.com.br