Qual é a melhor estação para fazer uma rinoplastia?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

A escolha da melhor estação para fazer uma rinoplastia depende de uma série de fatores. Se o verão for muito quente (como ocorre em Floripa), os cuidados pós-operatórios podem ser mais incômodos. Esse é o principal critério usado para indicar a realização da cirurgia nos períodos de clima mais ameno na ilha.

Assim, este artigo foi escrito considerando as condições climáticas subtropicais de Florianópolis, SC, onde fica minha clínica. Pacientes de outras regiões devem adaptar as orientações às condições locais. Boa leitura!

De que maneira a época do ano impacta na cirurgia?

Como mencionei, o calor muito intenso interfere no conforto pós-operatório. Por isso, em regiões que atinjam altas temperaturas no verão, como no caso de Florianópolis, é mais indicado fazer a rinoplastia nas demais estações.

Além disso, no caso de pacientes submetidos à técnica aberta (na qual são feitas pequenas incisões na parte externa do nariz), é imprescindível não expor a área operada ao sol. Isso porque, isso prejudica o aspecto final da cicatriz.

Por outro lado, se sua rotina não envolve a prática de atividades ao ar livre, as estações têm menor impacto no planejamento da cirurgia. Ainda mais se você pratica atividades físicas indoor, bem como trabalha e reside em ambientes climatizados, que permitem driblar o sol e o calor excessivo.

Em resumo, ficar confortável no pós-operatório é importante para conseguir seguir as orientações à risca (basicamente, usar a tala com fita micropore por uma semana e não tomar sol por 30 dias) e, assim, obter o melhor resultado possível. Afinal, uma boa recuperação impacta, diretamente, no sucesso do procedimento.

Por que o interesse pela rinoplastia parece aumentar no frio?

O clima pode ser um fator de estímulo à procura pelo otorrinolaringologista. Isso porque, no inverno, a frequência de infecções das vias aéreas superiores, causadoras de doenças como a rinossinusite crônica, é maior.

Quando existe indicação para o tratamento cirúrgico do problema, muitos pacientes preferem ser operados nesse período, para se livrarem dos sintomas incômodos o mais rápido possível. O bacana dessa agilidade é que, no próximo verão, eles já estarão respirando bem.

Qual é a melhor estação para fazer uma rinoplastia?

Durante o verão, as chances de se expor ao sol forte são altas, ainda mais em uma cidade ensolarada, como Florianópolis. O problema é que a incidência direta dos raios solares sobre os hematomas existentes no pós-operatório imediato pode manchar a pele.

E tem mais: além de agravar o edema (inchaço) nasal, o calor aumenta o suor, comprometendo a fixação do curativo protetor. Isso sem falar no aumento da coceira — aliás, nem pense em coçar a área recém-operada.

Portanto, quando se deseja evitar os desconfortos do calor, o período mais indicado para realizar a rinoplastia tem início no outono, passa pelo inverno e se estende até os primeiros meses da primavera. Assim, quando chegar o verão seu nariz estará devidamente recuperado, não havendo maiores preocupações.

Mas atenção: durante os dias mais frios, deve-se tomar cuidado com o uso de aquecedores. Isso porque, eles diminuem ainda mais a umidade do ar (naturalmente baixa no inverno seco de Florianópolis), levando ao ressecamento da mucosa nasal. Isso pode aumentar o sangramento, pois as fossas nasais são muito vascularizadas.

Assim, cada estação tem seus prós e contras. Seja qual for a época do ano escolhida para realizar a cirurgia, o importante é adotar hábitos condizentes com as orientações pós-operatória. Com esse cuidado, é perfeitamente possível realizá-la no alto verão, desde que a pessoa não se exponha diretamente ao sol, assim como nos períodos de frio rigoroso, evitando o uso de aquecedores.

Quando fazer uma rinoplastia em Florianópolis?

Na minha opinião, baseada em anos de experiência, acredito que épocas intermediárias (nem tão quentes, nem tão frias) são ideais. Portanto, o outono e a primavera em Floripa são ótimas opções.

E para você: qual seria a melhor estação para fazer uma rinoplastia? Seja qual for a escolha, planeje a cirurgia de acordo com seu estilo de vida, pensando sempre em como facilitar os cuidados do pós-operatório. Na dúvida, converse com um especialista e peça ajuda para planejar seu procedimento da melhor forma possível!

Se você estiver em Florianópolis ou caso tenha disponibilidade para vir até aqui, coloco-me à disposição. Aproveite para agendar uma consulta e fazer sua avaliação individual!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha