Qual o valor da rinoplastia?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

levantamento mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na siga em inglês), divulgado em dezembro de 2020, apontou para a continuidade do aumento no número de cirurgias plásticas realizadas em todo o mundo. Entre elas, a rinoplastia aparece entre os 5 procedimentos mais populares.

Se você, como tantas pessoas, tem o desejo de realizar algum tipo de intervenção na estrutura nasal, uma das dúvidas é quanto custa uma rinoplastia. Seria esse valor o mesmo para todos os pacientes? Ou ele muda conforme as necessidades individuais e fatores relacionados?

Para ajudar a esclarecer essas e outras questões, este artigo aborda os principais aspectos que impactam no valor da rinoplastia. Continue a leitura e entenda como ele é composto.

Quais fatores estão ligados ao custo da rinoplastia?

O preço da rinoplastia varia de médico para médico. Mas de maneira geral, há 5 fatores (além dos exames pré-operatórios e medicamentos pós-operatórios) que afetam seu custo.

Fator 1: técnica empregada

Alguns tipos de rinoplastia são simples. Outros, no entanto, são mais complexos, exigindo o emprego de técnicas avançadas — como no caso de uma rinoplastia pós-traumática ou de uma rinoplastia secundária. É por isso que o tipo de cirurgia e a maneira como será executada ajudam a definir o valor do procedimento.

Fator 2: honorários médicos

Os honorários médicos, ou seja, os valores destinados aos próprios cirurgiões, são a parte mais custosa da rinoplastia. Médicos recém-formados costumam ser mais acessíveis, mas profissionais com diversas especializações e anos de experiência tendem a “repassar” o investimento feito na carreira para seus pacientes.

Fator 3: anestesiologista

Entre os especialistas que contam com anestesiologista na sua equipe, o custo desse profissional já vem embutido no preço da cirurgia. Quando isso não ocorre, deve-se contabilizar o respectivo gasto de forma separada.

Fator 4: especialização médica

Como em qualquer área, profissionalismo e segurança têm seu custo. Mas quando se trata de uma intervenção na face, a qualificação médica está diretamente ligada ao sucesso do procedimento.

Otorrinolaringologistas com especialização em rinoplastia dominam tanto o conhecimento em relação à funcionalidade do nariz como o que diz respeito à harmonia facial. Portanto, são os profissionais mais adequados para realizá-la.

Fator 5: preço do centro cirúrgico

Como qualquer cirurgia, a rinoplastia só deve ser realizada em um ambiente com estrutura hospitalar. O custo do centro cirúrgico varia bastante, sendo a escolha do local indicada pelo médico responsável. Em geral, costuma-se optar por hospitais com bom custo/benefício, que garantam as condições necessárias à segurança do procedimento, sem que o paciente precise desembolsar uma quantia muito alta por isso.

É possível realizar a rinoplastia pelo plano de saúde?

Depende. Se a rinoplastia for apenas estética, o custo costuma ser pago de forma particular, o que exige um bom planejamento financeiro.

Mas se o objetivo da cirurgia no nariz for, ao mesmo tempo ou exclusivamente, funcional, muitas vezes os valores da internação, instrumentação cirúrgica e do anestesiologista são cobertos pelo plano de saúde. Isso, logicamente, dependendo da cobertura contratada. Caso não saiba, verifique as condições da sua apólice junto à seguradora responsável.

O que deve ser avaliado ao escolher seu médico?

O valor da rinoplastia nunca deve ser o único elemento analisado na hora de escolher seu especialista. Afinal, todo ato cirúrgico tem um risco variável. Por isso, os fatores anteriormente elencados são de extrema importância para o sucesso do procedimento.

Outro ponto imprescindível é verificar o tempo de experiência na área e se o profissional é filiado às associações médicas correspondentes, como a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). Além disso, observe como foi o andamento da sua consulta. Atente-se se o médico tem uma postura aberta, que lhe dê abertura para tirar todas as suas dúvidas e, ao mesmo tempo, inspire confiança.

Para concluir, o valor da rinoplastia só pode ser dado após o paciente passar por uma avaliação individual com o respectivo especialista. O profissional analisará suas necessidades e características pessoais para, a partir daí, definir o preço adequado. Mas por mais que, em cirurgias eletivas, o custo seja um ponto importante, ele nunca deve ser o elemento determinante na escolha do médico.

Se você tem interesse em descobrir o que poderia ser feito para melhorar a estética e/ou a funcionalidade do seu nariz, converse com um especialista. Agende sua consulta com o Dr. Fábio Zanini e faça uma avaliação individual!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!