Qual o valor da rinoplastia?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

levantamento mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), divulgado em dezembro de 2020, apontou para a continuidade do aumento no número de cirurgias plásticas realizadas em todo o mundo. Entre elas, a rinoplastia aparece entre os 5 procedimentos mais populares.

Entre os que têm o desejo de realizar algum tipo de intervenção na estrutura nasal, uma das dúvidas mais frequentes é quanto custa uma rinoplastia. Seria esse valor o mesmo para todos os pacientes? Ou ele muda conforme as necessidades individuais e fatores relacionados? Há diferenças de acordo com a região onde a clínica está localizada?

Para ajudar a esclarecer essas e outras questões, este artigo aborda os principais aspectos que impactam no valor da rinoplastia em Florianópolis, SC. Continue a leitura e entenda como ele é composto.

Quais fatores estão ligados ao custo da rinoplastia?

O preço da rinoplastia varia de médico para médico. Mas de maneira geral, há 5 fatores (além dos exames pré-operatórios e medicamentos pós-operatórios) que afetam seu custo.

Fator 1: técnica empregada

Alguns tipos de rinoplastia são simples. Outros, no entanto, são mais complexos, exigindo o emprego de técnicas avançadas — como no caso de uma rinoplastia pós-traumática ou de uma rinoplastia secundária. É por isso que o tipo de cirurgia e a maneira como será executada ajudam a definir o valor do procedimento.

Fator 2: honorários médicos

Os honorários médicos, ou seja, os valores destinados aos próprios cirurgiões, são a parte mais custosa da rinoplastia. Médicos recém-formados costumam ser mais acessíveis, mas profissionais com diversas especializações e anos de experiência tendem a “repassar” o conhecimento adquirido na carreira para seus pacientes.

Fator 3: anestesiologista

Entre os especialistas que contam com anestesiologista na sua equipe, o custo desse profissional já vem embutido no preço da cirurgia. Quando isso não ocorre, deve-se contabilizar o respectivo gasto de forma separada.

Fator 4: especialização médica

Como em qualquer área, profissionalismo e segurança têm seu custo. Mas quando se trata de uma intervenção na face, a qualificação médica está diretamente ligada ao sucesso do procedimento.

Otorrinolaringologistas com especialização em rinoplastia dominam tanto o conhecimento em relação à funcionalidade do nariz como o que diz respeito à harmonia facial. Portanto, são os profissionais mais adequados para realizá-la.

Fator 5: preço do centro cirúrgico

Como qualquer cirurgia, a rinoplastia só deve ser realizada em um ambiente com estrutura hospitalar. O custo do centro cirúrgico varia bastante, sendo a escolha do local indicada pelo médico responsável. Em geral, costuma-se optar por hospitais com bom custo/benefício, que garantam as condições necessárias à segurança do procedimento, sem que o paciente precise desembolsar uma quantia muito alta por isso.

O valor de uma rinoplastia em Florianópolis é mais alto do que a média?

Não. A cidade onde a clínica está localizada não faz muita diferença no preço do procedimento. De maneira geral, o valor de uma rinoplastia em Florianópolis e região é semelhante ao cobrado nas demais capitais brasileiras.

Independentemente da localização, o importante é pesquisar se a clínica e seus profissionais estão habilitados para realizar o procedimento. E fique atento: caso os preços estejam muito abaixo do valor médio praticado, desconfie.

Pessoas que se arriscam em viagens de turismo médico, realizando suas cirurgias plásticas em países onde os custos são mais baixos, como Bolívia e Venezuela, têm pouco ou nenhum suporte legal caso algo dê errado. Não é preciso pensar muito para ver que a economia não vale a pena.

Além do mais, pela excelência dos procedimentos oferecidos e valores acessíveis, o Brasil é considerado um dos principais destinos de cirurgias plásticas. Pacientes dos Estados Unidos, Europa e América Latina estão entre os turistas-pacientes que mais nos visitam.

É possível realizar a rinoplastia pelo plano de saúde?

Depende. Se a rinoplastia for apenas estética, o custo costuma ser pago de forma particular, o que exige um bom planejamento financeiro.

Mas se o objetivo da cirurgia no nariz for, ao mesmo tempo ou exclusivamente, funcional, muitas vezes os valores da internação, instrumentação cirúrgica e do anestesiologista são cobertos pelo plano de saúde. Isso, logicamente, dependendo da cobertura contratada. Caso não saiba, verifique as condições da sua apólice junto à seguradora responsável.

A rinomodelação pode ser uma alternativa mais barata à rinoplastia?

Não. Ainda que a rinomodelação seja, de fato, mais barata do que a rinoplastia, ela não pode ser considerada uma alternativa à cirurgia, pois são procedimentos distintos.

A rinoplastia é indicada para corrigir, definitivamente, desvios estéticos e funcionais do nariz. Já a rinomodelação é um tipo de preenchimento com ação temporária (variando de 1 a 2 anos) e bem mais limitada. Ela é indicada, apenas, para dar um leve volume no dorso ou projetar a ponta nasal.

O que deve ser avaliado ao escolher seu médico?

O valor da rinoplastia nunca deve ser o único elemento analisado na hora de escolher seu especialista. Afinal, todo ato cirúrgico tem um risco variável.

Por isso, além dos 5 fatores anteriormente elencados, outro ponto imprescindível para o sucesso do procedimento é verificar o tempo de experiência do especialista na área e se o profissional é afiliado às associações médicas correspondentes, como a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). Além disso, observe como foi o andamento da sua consulta. Atente-se se o médico tem uma postura aberta, que lhe dê espaço para tirar todas as suas dúvidas e, ao mesmo tempo, inspire confiança.

O que entra no valor de uma rinoplastia em Florianópolis?

Para concluir, o valor da rinoplastia em Florianópolis ou em qualquer localidade só pode ser dado após o paciente passar por uma avaliação individual com o respectivo especialista. O profissional analisará suas necessidades e características pessoais para, a partir daí, definir o preço adequado. Mas por mais que, em cirurgias eletivas, o custo seja um ponto importante, lembre-se que ele nunca deve ser o elemento determinante na escolha do médico.

Se você tem interesse em descobrir o que poderia ser feito para melhorar a estética e/ou a funcionalidade do seu nariz, converse com um especialista. Agende sua consulta com o Dr. Fábio Zanini e faça uma avaliação individual!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha