Retrospectiva 2019: eventos científicos que participei para aprimorar minha prática em rinoplastia

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

O ano de 2019 foi repleto de realizações e eu, Dr. Fábio Zanini, só tenho a agradecer. Além da supervisão do Programa de Residência em Otorrinolaringologia do Hospital governador Celso Ramos, em Florianópolis, SC, e das aulas que ministro da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), tive a oportunidade de participar de diversos eventos científicos, tanto no Brasil como no exterior — essenciais para aprimorar minha prática em rinoplastia.

É sobre isso que falo neste artigo. Confiram como me mantenho atualizado, confira esta pequena retrospectiva que preparei, especialmente, para vocês!

Ouça este conteúdo

Por que faço questão de participar de eventos científicos?

A busca por aprimorar a prática em rinoplastia e otorrinolaringologia é uma constante em minha vida. Isso explica meu esforço para comparecer nos principais eventos da área.

Nessas ocasiões, posso dividir conhecimentos, trocar experiências com colegas renomados e, claro, aprimorar as técnicas em cirurgias plásticas da face. Por isso, faço questão de reservar alguns dias do ano para ir aos encontros.

Eventos compareci ao longo de 2019

Este foi um ano muito produtivo. No total, consegui organizar minha agenda para participar de 5 eventos importantes, como detalharei a seguir.

Advances in Rhinoplasty

Em abril, participei do meeting Advances in Rhinoplasty, promovido pela Educational and Research Foundation for the American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery (AAFPRS Foundation). Realizado em Orlando, nos Estados Unidos, o evento reuniu:

  • técnicas e demonstrações inovadoras;
  • uso de novas tecnologias;
  • cirurgia básica e avançada da ponta nasal;
  • visão geral da perfuração e técnica do septo;
  • avaliação e manejo da pele em rinoplastia;
  • septoplastia caudal, entre outros assuntos.

IV Combined Meeting ABORL-CCF

Em maio, palestrei na 4ª edição do Combined Meeting, sobre o tema Cirurgia e Plástica da Face. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e reuniu 4 especialidades: rinologia, plástica facial, estomatologia e alergologia, com o objetivo de garantir os avanços nas técnicas e conhecimentos de cada uma.

 Combined Meeting ABORL-CCF Advances in Rhinoplasty 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

78º Jornadas Rioplatenses de ORL y 1° Congreso Paraguayo-Uruguayo de ORL

Também em maio, ministrei uma palestra em Montevidéu, no Uruguai, durante o 78º Jornadas Rioplatenses de ORL y 1° Congreso Paraguayo-Uruguayo de ORL. O tema foi Injerto Crural Lateral: correción de las convexidades da la crux lateral.

Nesse evento, foram realizadas conferências e simpósios sobre os assuntos mais atuais da prática em rinoplastia. Por exemplo: vertigem, patologia da voz, patologia da cabeça e pescoço, patologia da orelha, entre outros.

II Simpósio Internacional de Rinologia

Entre fins de maio e começo do junho, estive no II Simpósio International de Rinologia, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Lá, integrei um grupo de especialistas que mostrou como lidar em casos clínicos-cirúrgicos bem específicos. No meu caso, pude falar sobre minha experiência em acesso do maxilar via fossa canina.

49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Entre o fim de outubro e início de novembro, integrei o 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em Brasília, Distrito Federal. Lá, participei do painel “Lateral crural tensioning versus reposicionamento de crus lateral”, com uma apresentação intitulada “Lateral crural tensioning: correção da ponta globosa e hipoprojetada”. Além disso, publiquei os trabalhos “Uso de strut graft nas assimetrias nasais – relato de caso” e “Uso da cirurgia de Young no manejo da síndrome de Rendi Osler Weber – relato de caso”.

Confesso que fiquei muito contente em comparecer ao maior congresso de otorrinolaringologia da América Latina, ainda mais ao lado da minha esposa e de tantos colegas médicos. E quando digo maior, não se trata de exagero.

Isso porque, em paralelo ao congresso, houve o II Encontro Multiprofissional da ABORL-CCF, com uma programação voltada aos profissionais de diversas áreas da saúde, como fonoaudiólogos, odontologistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. E ocorreu, ainda, o 12th International Symposium on Recent Advances in Rhinosinusitis and Nasal Polyps. Ou seja, foi um evento muito enriquecedor!

 Combined Meeting ABORL-CCF Advances in Rhinoplasty 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Participação no curso na Pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

Além da troca de conhecimentos com os colegas do mundo todo, pude também me dedicar a uma das áreas que mais gosto: o ensino! A convite da Unisociesc, de Florianópolis, em novembro ministrei aulas sobre apneia do sono e rinossinusite odontogênica aos alunos do curso de Pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

Como esses encontros me ajudam na prática em rinoplastia?

Meu intuito é oferecer o que há de melhor em otorrinolaringologia para os meus pacientes. Mas, para isso, a rotina de trabalhos e estudos não basta. Nesses eventos, acompanho os temas mais relevantes no cenário científico atual. É por meio da participação em meetings, congressos e companhia, que consigo me atualizar na prática em rinoplastia!

Para encerrar, espero que vocês tenham gostado da minha retrospectiva. Asseguro que ano que vem ela será ainda maior! Enquanto isso, acompanhem o meu dia a dia como professor, preceptor e cirurgião plástico, em minhas redes sociais. Tenho perfis no Facebook e Instagram.

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!