Rinoplastia antes e depois: o que esperar?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Quem pretende fazer uma plástica no nariz costuma pesquisar muito a respeito, inclusive, procurando por imagens que, supostamente, apresentem os resultados do procedimento. Tanto que o termo “rinoplastia antes e depois” aparece no topo das buscas no Google. No entanto, o Manual de Publicidade Médica, do Conselho Federal de Medicina (CFM), proíbe a exibição de resultados cirúrgicos para fins promocionais.

O recurso visual só pode ser usado com finalidade educativa, como em aulas e eventos científicos, e somente com a autorização prévia do paciente. Se explorado de outras formas, considera-se má conduta por parte do médico, o qual está infringindo as normas éticas do exercício da medicina.

Assim, para conhecer os alcances da rinoplastia, nada melhor do que uma conversa franca com seu cirurgião. Neste artigo, sob supervisão do Dr. Fábio Zanini, otorrinolaringologista de Florianópolis e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), você entenderá o que esperar das plásticas no nariz. Confira!

Ouça este conteúdo

 

Rinoplastia antes e depois: o que preciso saber?

Para além de aliviar a curiosidade em relação ao procedimento, fotos de antes e depois de uma rinoplastia não têm qualquer relação com uma possível indicação cirúrgica para o seu caso. Fora o fato de que podem, sequer, serem reais, mas manipuladas em programas de edição por pessoas mal-intencionadas.

Assim, não é porque você encontrou uma imagem de alguém com um tipo de nariz parecido com o seu e que se submeteu à intervenção cirúrgica que ela também lhe seria indicada. Esse tipo de comparação não serve como fator decisivo.

Qual é o problema das fotos com “antes e depois”?

Fotos de rinoplastia antes e depois (ou de qualquer tipo de cirurgia plástica) não são permitidas, salvo em situações de aprendizado. Por isso, desconfie de consultórios que recorrem a esse chamariz, aproveitando-se da falta de conhecimento sobre publicidade médica por parte da população.

Antes de se colocar aos cuidados de um cirurgião, investigue sua conduta ética. Uma boa maneira é verificar qual sua formação e se o mesmo faz parte da ABCPF, principal entidade especializada nas cirurgias plásticas na região da face. Afinal, é preciso ter certeza de que o profissional é certificado, tanto no conhecimento quanto na postura.

O que é possível esperar do antes?

O pré-operatório, chamado de “antes”, consiste em muito mais do que tirar retratos. Ele serve para o paciente se preparar, física e psicologicamente, para a rinoplastia.

Para isso, o médico conversa com ele, faz uma série de análises clínicas e solicita outros exames laboratoriais e de imagem. Também pede a realização de avaliações com o cardiologista e com o anestesista.

Tudo isso porque diversos fatores influenciam no prognóstico do resultado almejado. As fotos fazem parte desse processo, mas como um elemento a mais, não exclusivo.

O que a consulta médica pode mostrar?

A consulta médica é a melhor forma de saber como será o “depois” de um procedimento cirúrgico, seja exclusivamente estético ou com fim corretivo. Graças ao uso de softwares médicos, o cirurgião consegue simular uma imagem aproximada de como o próprio paciente ficaria com o novo formato de nariz.

Ao mesmo tempo em que isso ajuda a satisfazer suas expectativas, evita que ele se iluda com imagens de narizes de terceiros. Afinal, a rinoplastia não permite, simplesmente, escolher a forma de nariz que bem desejar. Isso porque é necessário respeitar as características pessoais do rosto do paciente, que influenciará no resultado final.

O que é possível esperar do depois?

O pós-operatório é dividido em fases evolutivas. O “depois” imediato é marcado pela remoção do curativo, momento em que já é possível notar a correção dos problemas, mas o inchaço ainda é grande.Em relação à respiração, poderá ocorrer uma pequena dificuldade no pós-operatório imediato. Em alguns dias, no entanto, ela se torna normal.

O resultado definitivo aparece entre 6 e 12 meses. Para alcançar o melhor resultado possível, tanto em relação à aparência quanto à função, é fundamental seguir as recomendações médicas durante a recuperação.

Ainda que o curativo seja retirado em 7 dias, os cuidados com a cicatrização devem ser mantidos por, pelo menos, um mês. Eles são fundamentais, considerando que são feitas incisões dentro do nariz e, em alguns casos, na pele entre as narinas. Além disso, cartilagens e ossos também podem ser reposicionados, levando tempo até se fixarem.

Assim, mais do que imagens impressionantes, quando buscar pelo termo “rinoplastia antes e depois” foque no currículo e na conduta do cirurgião. É isso que garantirá o sucesso do procedimento. Lembre-se que um nariz ideal é um nariz proporcional, ou seja, com um formato que pareça natural — considerando as características originais de cada face — e funcionalidade perfeita!

Esperamos que este artigo tenha ajudado a amenizar sua ansiedade. Para saber mais, agende uma consulta de rinoplastia com o Dr. Fabio Zanini em Florianópolis. A consulta presencial é a melhor maneira de saber o que esperar da cirurgia plástica no nariz!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!