Rinoplastia para quem tem mais de 40: você tem vontade de fazer?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Nunca é tarde para investir em você e isso vale para todas as áreas. Aliás, muitas pessoas só têm condições de fazer uma cirurgia plástica quando estão, digamos, mais estabilizadas na vida — não apenas financeiramente, mas também em relação ao tempo livre para se cuidar. O que importa é que a rinoplastia para quem tem mais de 40 anos de idade é tão benéfica quanto quando realizada nos mais jovens.

Neste artigo, veja as vantagens da cirurgia plástica no nariz e como ela impacta na autoestima. Confira, também, se existe alguma contraindicação relacionada à idade dos pacientes.

 

Quais são os benefícios da cirurgia para quem deseja mudar o formato do nariz?

 

De uns tempos pra cá, a rinomodelação (procedimento feito com preenchedores faciais, como ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio) vem sendo erroneamente apresentada como uma alternativa à rinoplastia. Isso porque, além do efeito temporário (de 1 a 2 anos), seus alcances são bem mais restritos, limitando-se a um leve volume no dorso ou à projeção da ponta nasal.

Apenas a rinoplastia é capaz de mudar, definitivamente, o formato do nariz, além de corrigir possíveis desvios funcionais. Graças à combinação de diferentes técnicas, ela permite:

  • reduzir a giba (ossinho saltado no dorso);
  • afinar a ponta nasal e/ou levantá-la;
  • reduzir a largura das asas nasais;
  • corrigir assimetrias importantes;
  • tratar anomalias congênitas (como a fissura labial);
  • reconstruir áreas após traumas graves; entre outras intervenções.

 

Em relação aos benefícios funcionais, a rinoplastia possibilita respirar melhor, corrigindo problemas como desvio de septo, hipertrofia dos cornetos, entre outros. Dessa maneira, melhora consideravelmente a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

 

Qual é a relação da rinoplastia com a autoimagem e a autoestima dos pacientes?

 

Quando bem indicada e corretamente executada, ou seja, realizada respeitando as necessidades e características individuais, a cirurgia melhora a autoimagem do paciente. Muitas vezes, a mudança tem a ver com se livrar de um trauma de infância, como apelidos de “nariz de batata”, “nariz de bruxa”, entre tantos outros.

A rinoplastia para quem tem mais de 40 anos, particularmente, acontece em uma idade em que o paciente não tem mais dúvidas sobre o que gosta. Ele se conhece e sabe o que fica bem ou não no seu visual. Nessa fase da vida, a melhora da estética nasal traz um impacto muito positivo sobre a autoestima.

De acordo com o último censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2018, pessoas com idades entre 36 e 50 anos foram os que mais realizam cirurgias plásticas no país. Eles representam 36,3% dos pacientes.

Outro dado interessante é que o número de pessoas bem mais velhas (incluindo aquelas acima de 65 anos) que desejam fazer cirurgias plásticas vem crescendo continuamente. Na maioria das vezes, elas buscam melhorias funcionais e estéticas, inclusive, combinando procedimentos diferentes, como a rinoplastia e a otoplastia.

 

A rinoplastia para quem tem mais de 40 anos tem alguma contraindicação?

 

A rinoplastia para quem tem mais de 40 anos não tem nenhum risco em especial, muito pelo contrário! Inclusive, em pacientes mais velhos, a cirurgia permite tratar sinais importantes do envelhecimento. É o caso do abaixamento da ponta nasal, devido a mudanças na estrutura do nariz.

O único impedimento para a realização da rinoplastia seria a existência de comorbidades com risco de vida ou problemas que prejudiquem a cicatrização, como o tabagismo. Por isso mesmo, é preciso que o paciente consiga parar de fumar (pelo menos, temporariamente) antes e depois do procedimento.

E, logicamente, é essencial estar consciente quanto aos alcances da cirurgia, com expectativas condizentes com a realidade. O lado positivo é que, com a maturidade, dificilmente alguém pensaria em se submeter a um procedimento para agradar a terceiros ou se encaixar em padrões de beleza pré-estabelecidos. Isso é importante porque, quando a motivação do paciente é a puramente pessoal, as chances de ficar satisfeito com o resultado são imensas!

Assim, a rinoplastia para quem tem mais de 40 anos pode ser muito benéfica. Basta que exista indicação para a intervenção e que as condições clínicas (físicas e psicológicas) do paciente sejam favoráveis. Um otorrinolaringologista especialista em cirurgia plástica facial sabe avaliar esses critérios como ninguém. Por isso, se você tem essa vontade, consulte um profissional capacitado e experiente!

Espero que tenha gostado do conteúdo! Para acompanhar minhas próximas publicações, assim como ficar por dentro das novidades em rinoplastia, siga minha página no Facebook e Instagram!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha