Rinoplastia da columela em Florianópolis: como é a técnica?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Existem diversos tipos de cirurgias no nariz. A correção cirurgica da columela, por exemplo, é um subtipo de rinoplastia estética. A técnica é indicada quando é preciso alterar a fenda que separa as narinas — geralmente, em pacientes que apresentam essa estrutura retraída ou muito longa.

Neste artigo, explicamos porque essa condição acontece e como a rinoplastia pode ajudar. Além disso, veja onde realizar uma rinoplastia da columela em Florianópolis, SC.

Qual é a causa da columela retraída?

A columela é o tecido que divide as fossas nasais. Quando retraída, a fenda entre as narinas se encontra escondida. O desvio é notado, principalmente, quando a pessoa fica de perfil e deixa a aparência mais envelhecida.

A retração da columela pode ocorrer tanto em narizes primários (nunca submetidos à rinoplastia), por uma questão genética, como em narizes já operados, por conta de ressecções exageradas (da porção caudal da cartilagem do septo). Nesses casos, a correção é feita por meio de uma rinoplastia secundária.

Quando o procedimento é indicado?

Para determinar se o desvio realmente existe, eliminando a hipótese de apenas aparentar retração, devido a asas nasais protusas, os especialistas recorrem a um padrão pré-estabelecido de relação entre as margens alares e a columela. Para receber o diagnóstico de columela retraída, é preciso que dois terços posteriores da fenda não se projetem da maneira certa.

Outros especialistas definem como ideal a projeção da columela de 2 a 3 mm. Nesses casos, existe indicação para a rinoplastia.

Como é a rinoplastia da columela?

Para realizar a cirurgia plástica da columela é preciso recorrer muitas vezes à rinoplastia estruturada. Esse tipo de abordagem contribui para o fortalecimento da região operada, prevenindo deformações ao longo do tempo.

Assim, uma incisão transcolumelar em “V” é feita no ângulo formado entre o nariz e o lábio superior, posicionado bem na base da columela. Em seguida, coloca-se o enxerto (geralmente, um retalho condro-mucopericondral do septo nasal), deixando a columela com a projeção adequada. Vale destacar que esse recurso proporciona resultados estáveis e bastante satisfatórios.

Como é o resultado do procedimento?

No pós-operatório imediato, é comum ter a impressão de hipercorreção. No entanto, com a diminuição do inchaço, a aparência da columela se normaliza, ficando bastante natural. Isso costuma ocorrer entre uma a duas semanas após o procedimento. Já em pacientes que, além da rinoplastia da columela, necessita-se também corrigir a ponta nasal, o edema demora mais tempo para desaparecer.

Em relação às ressecções realizadas para compor o enxerto usado na cirurgia, elas não provocam nenhum tipo de sequela (nem estática, nem dinâmica). Além disso, as cicatrizes deixadas (em “V”) são discretas, com excelente aspecto estético.

Mas em pacientes com columelas retraídas e curtas, a cicatriz  têm que ficar mais  próxima  do labio superior. Dessa maneira, é possível alongar a columela, deixando o resultado o mais natural possível.

A cirurgia pode ser associada a outras técnicas?

Com certeza. Muitas vezes, uma rinoplastia estética (como é o caso da rinoplastia da columela) é feita em associação com outras técnicas, com o intuito de corrigir algum desvio na função nasal. Ela pode ser feita em conjunto, por exemplo:
  • com a septoplastia, quando é preciso tratar o desvio de septo;

  • com a cirurgia para hipertrofia dos cornetos, para tratar a obstrução nasal contínua;

  • com a cirurgia para rinossinusite, para restabelecer as funções dos seios paranasais e do aparelho mucociliar;

  • com a cirurgia de adenoide, também para tratar a obstrução nasal crônica;

  • com a polipectomia, para remoção de pólipos nasais, os quais dificultam ou até impedem a respiração nasal.

Onde realizar uma rinoplastia para correção da columela em Florianópolis?

Quem deseja fazer uma rinoplastia da columela em Florianópolis pode contar com a expertise e experiência do Dr. Fábio Zanini. Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-facial (ABORL) e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), ele é reconhecido por atender seus pacientes com toda atenção. Para melhorar, seu consultório fica no Baía Sul Medical Center, um complexo médico moderno e localizado em uma região de fácil acesso, bem no centro da ilha!

Agora você já sabe: caso queira conversar com um otorrinolaringologista especialista em rinoplastia, conte com o Dr. Zanini. Aproveite e agende uma consulta via WhatsApp para avaliação individual agora mesmo!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha