Técnicas caseiras para afinar o nariz funcionam?

Publicado em

Por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Quem dera tudo fosse fácil como mostrado em alguns conteúdos da internet. Porém, sabemos que não é bem assim. Alterar as estruturas nasais é um procedimento complexo e que deve ser feito apenas por médicos capacitados, como o otorrinolaringologista com especialização em cirurgia plástica da face. Portanto, tenha muito cuidado com as técnicas caseiras para afinar o nariz!

 

Neste artigo, abordei a verdade sobre as tais “alternativas” à rinoplastia. Se você tem vontade de melhorar sua forma nasal, continue a leitura!

 

Técnicas caseiras para afinar o nariz realmente funcionam?

 

Na internet não faltam ideias de técnicas caseiras para afinar o nariz, muitas vezes, com a promessa de resultados 100% garantidos. Em uma rápida busca no Google, encontramos sugestões como:

  • massagens (com ou sem cremes e até usando pedras de gelo);
  • exercícios de respiração (realizados em uma narina de cada vez ou simultaneamente);
  • uso do clipe modelador (um tipo de acessório que pressiona o nariz); entre outras soluções “milagrosas”.

 

Todas essas supostas “técnicas” devem ser repetidas diariamente, por vários minutos, durante meses. Sabe o pior? Elas não funcionam! Isso porque a cartilagem nasal, ainda que possa sofrer uma ligeira alteração momentânea, sempre retorna ao seu formato original.

Até mesmo a rinomodelação (procedimento minimamente invasivo, realizado por especialistas e, geralmente, feito com ácido hialurônico) não serve para afinar o nariz. Sua indicação é válida, apenas, quando se pretende amenizar a altura da giba ou projetar a ponta nasal. Além disso, o efeito é temporário, durando no máximo 2 anos.

 

Quais são os riscos dos métodos caseiros para afinar o nariz?

 

Os procedimentos caseiros não apenas não funcionam, como são um desperdício de tempo e energia. Já a rinomodelação, também chamada de bioplastia, se realizada de maneira errada, pode colocar o paciente sob risco de:

  • necrose da região onde o preenchimento foi aplicado ou deformação permanente, caso seja utilizado um produto inadequado (como o polimetilmetacrilato, mais conhecido como PMMA);
  • infecções, decorrentes de aplicações superficiais (as quais deve ser feitas próximas aos ossos e cartilagens nasais);
  • formação de osteófitos (crescimento anormal do tecido ósseo dentro da cavidade nasal);
  • distúrbios vasculares (como embolia, após a injeção do preenchedor); entre outras sequelas graves.

 

Como afinar o nariz adequadamente?

 

Para afinar a ponta bulbosa, mais conhecida como “nariz de batata”, e harmonizar a estrutura nasal ao restante do rosto, preservando ou melhorando sua função, deve-se fazer uma rinoplastia. Essa é a única solução definitiva e realmente efetiva.

A técnica cirúrgica usada para afinar o nariz consiste em aproximar as pontas das cartilagens, posicionadas nas extremidades nasais direita e esquerda. O processo de afilamento pode ser realizado com uma sutura simples, com a ressecção de parte da cartilagem ou com a colocação de enxertos no dorso. O tipo de abordagem varia em função das características individuais, como histórico de cirurgias ou traumas anteriores na área, tipo de pele, etnia, entre outros fatores.

A maior procura pelo procedimento se dá entre pacientes com narizes do tipo asiáticos e negroides. Entre os candidatos, a principal queixa são as narinas alargadas e a extremidade arredondada.

Como a ponta do nariz é a parte que mais demora para desinchar, o resultado da cirurgia só é considerado completo depois de 1 ano. Mas em pacientes com a pele grossa, a qual leva mais tempo mais para se moldar à cartilagem, pode ser preciso esperar ainda mais.

 

Por que vale a pena procurar um especialista?

 

A rinoplastia é a única maneira de atingir um resultado que atenda às necessidades de afinar o nariz e seja duradouro. Para realizá-la, deve-se procurar um profissional capacitado e experiente. Nesse caso, ninguém melhor do que um otorrinolaringologista (médico que cuida do nariz, ouvido e garganta) especializado em cirurgia plástica facial com foco em rinologia.

Se você realmente tem vontade de refinar as formas nasais, fuja das chamadas técnicas caseiras para afinar o nariz — acredite, elas não passam de perda de tempo! O correto é marcar uma consulta com um especialista e explicar o que lhe incomoda, para que ele possa analisar o caso e indicar o tipo de rinoplastia mais adequada.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para seguir minhas páginas no Facebook e Instagram e acompanhe tudo sobre o universo da rinoplastia!

Material escrito por: Dr. Fábio Zanini - CRM/SC 8373 | RQE 3904

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1999, fez sua especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro/RJ e Mestrado pela Santa de Misericórdia de São Paulo.

Assine nossa newsletter!



    Insira o código na caixa ao lado.

    captcha